AW-10976089247

Notícias

18/01/2024

 

Vendas imobiliárias nos últimos anos

 

As vendas imobiliárias nos últimos anos tiveram um desempenho notável. No segundo trimestre de 2023, o setor imobiliário experimentou um aumento significativo de 15,9% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2022. Esse crescimento, juntamente com um aumento de 24% nas entregas, é um reflexo da resiliência do mercado, apesar dos desafios econômicos e de crédito que persistem. Os números indicam uma sólida base de crescimento para o próximo ano.

Redução da taxa Selic

Um dos principais impulsionadores das perspectivas otimistas é a redução da Taxa Selic. O Banco Central, em sua última decisão, reduziu a Selic em 0,5%, marcando o terceiro corte consecutivo. Com isso, a taxa atingiu seu menor patamar desde maio de 2022, fixando-se em 12,25% ao ano. Embora os juros ainda permaneçam elevados, essa redução sinaliza um cenário mais favorável para os financiamentos imobiliários em 2024.

A expectativa é que, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) em dezembro, a Selic sofra uma nova queda de 0,5 ponto percentual, encerrando o ano em 11,75%. As projeções do mercado indicam que a Selic deve encerrar 2024 em 9,25% ao ano, demonstrando a perspectiva de continuidade no processo de redução. Isso é uma excelente notícia para aqueles que planejam investir em imóveis ou adquirir financiamentos no próximo ano.

Discussão sobre a correção do FGTS

Outro fator a ser observado é a discussão em andamento sobre a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A possibilidade de substituir a atual correção pela Taxa Referencial (TR) por um índice de inflação, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou o IPCA-E, é vista como um desenvolvimento positivo. Especialmente para o setor habitacional popular, essa prolongação das discussões traz alívio e expectativas positivas.

A questão da correção do FGTS é crítica para o setor habitacional, uma vez que o FGTS é uma fonte importante de financiamento para diversas áreas, incluindo habitação, saneamento básico e moradias de interesse social. Embora o governo e as centrais sindicais estejam buscando um acordo para resolver essa questão, ainda não houve sucesso. No entanto, a continuidade das discussões é vista como um ponto positivo para o mercado imobiliário em 2024.

 

Indicadores de crescimento em 2023

 

O ano de 2023 foi marcado por um crescimento sólido no mercado imobiliário. Indicadores mensais da ABRAINC-Fipe apontam para uma recuperação notável, com um aumento de 15,9% nas vendas e 24% nas entregas em comparação com o mesmo período de 2022. Esses números refletem a resiliência do setor, apesar dos desafios como os juros elevados e a restrição de crédito no segmento de Médio e Alto Padrão (MAP).

Além disso, o cenário econômico melhorou, influenciado por fatores como a massa salarial e o emprego, proporcionando um impacto positivo no mercado imobiliário. As expectativas para o próximo ano são igualmente otimistas, indicando melhorias nas vendas e preços, especialmente nos segmentos MAP e Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

 

Mudanças nas regras do MCMV

 

O Ministério das Cidades promulgou a Portaria 1.373/2023, que trouxe alterações nas regras de propostas de empreendimentos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Essas mudanças permitem ao Ministério das Cidades suspender temporária ou permanentemente a protocolização de propostas de empreendimentos habitacionais do MCMV junto aos agentes financeiros. O objetivo é garantir uma análise mais criteriosa e melhor aplicação dos investimentos.

Comportamento do consumidor em 2024

O comportamento de compra do consumidor no mercado imobiliário passou por transformações significativas nos últimos anos. Atualmente, os consumidores têm fácil acesso a uma ampla gama de informações relacionadas a imóveis, preços e condições de mercado. Esse cenário torna essencial que os profissionais do setor compreendam as mudanças na jornada do cliente e saibam como fidelizá-lo em cada etapa do processo de compra.

A decisão de adquirir um imóvel é complexa e envolve diversas etapas, desde a busca inicial até a assinatura do contrato. Os consumidores agora têm acesso a uma riqueza de informações online, e os profissionais imobiliários devem se adaptar a essa nova realidade para atender às necessidades em constante evolução de seus clientes. É fundamental estabelecer conexões transparentes com os clientes e fornecer soluções que atendam às suas expectativas.

Preparando-se para um 2024 promissor!

À medida que nos aproximamos de 2024, o mercado imobiliário está pronto para enfrentar um cenário promissor. A redução da Taxa Selic, a discussão contínua sobre a correção do FGTS, os indicadores sólidos de crescimento e as mudanças nas regras do MCMV são fatores que sustentam as perspectivas otimistas. Compreender as tendências emergentes e se adaptar ao novo comportamento do consumidor são essenciais para o sucesso no próximo ano. O mercado imobiliário continuará a desempenhar um papel fundamental na economia brasileira, capitalizando as oportunidades e superando os desafios. Esteja preparado para um 2024 de crescimento e inovação no mercado imobiliário. Fique atento às atualizações e novidades que moldarão o mercado nos próximos meses.

 

O impacto da tecnologia no mercado imobiliário


Nos últimos anos, a tecnologia se tornou uma peça fundamental nos processos de venda em diversos setores econômicos. O mercado imobiliário, não sendo exceção, busca cada vez mais integrar-se na revolução digital, preparando-se para os desafios e oportunidades de 2024.

Uma pesquisa conduzida pela Brain Inteligência Estratégica revelou um dado surpreendente: mais da metade dos compradores de imóveis no Brasil agora percorre uma extensa jornada digital antes de finalizar suas aquisições. A crescente influência da tecnologia no processo de compra de imóveis está transformando a forma como as pessoas buscam, avaliam e adquirem propriedades.

Nesse cenário, a combinação de técnicas de venda, ferramentas de gestão e sistemas de CRM (Customer Relationship Management) está se tornando uma estratégia de destaque para impulsionar as vendas no setor imobiliário.

Com oportunidades de vendas surgindo constantemente e corretores realizando esforços simultâneos, a organização do fluxo de trabalho é essencial, tornando a automação dos processos comerciais uma busca constante para as construtoras.

lançamento digital, por exemplo, é uma nova modalidade, que tem funcionado bastante no mercado imobiliário. Com ele, as etapas da venda são digitalizadas, visando mais agilidade e eficiência.

Além disso, o novo perfil do consumidor está fortemente influenciado pela dinâmica acelerada do mercado. Nesse contexto, os corretores precisam ter todas as informações sobre os empreendimentos disponíveis ao alcance de suas mãos para concluir negócios de maneira eficaz. A chave para o sucesso reside em fornecer um atendimento personalizado e ágil, contribuindo para a fidelização do cliente.

Marcelo Daga G. Araujo
Creci 5.612 

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.pngredesp_whatsapp.png
Sobre Nós

Daga Negócios Imobiliários
Nunes Machado, 68 - The Five
Batel - Curitiba / PR
Creci: 05612

Contato

 RUA NUNES MACHADO, 68 The Five Curitiba-PR

 (41) 99.97.29.728 & (47) 99.66.33.107

 09:00hr. as 20:00hr.

  Fale Conosco
www.dagacorretor.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias